Steam agora BLOQUEIA jogos sem classificação indicativa no Brasil
:summer2019boost:
TL;DR

Todos os novos jogos na Steam estão sendo obrigados a terem uma classificação indicativa SOMENTE NO BRASIL por causa de alguma lei brasileira estúpida, mas parece a Steam não exige ou informa adequadamente todos os desenvolvedores para que atribuam uma classificação, resultando em PÁGINAS DA LOJA BLOQUEADAS SOMENTE PARA OS BRASILEIROS.

Resposta oficial do CCI: "A Steam que deve resolver os bloqueios."
Resposta oficial da Steam: "Se virem, não podemos fazer nada."

Resultado: Número crescente de páginas bloqueadas no Brasil todos os dias, que eventualmente chegará a centenas.

Listas de jogos bloqueados:

:summer2019boost: scjogos. com/games_unavailable/
(por unknown error)

:summer2019boost: Lista 2

(por Plake Snissken)

(por Luabel)

Não sei de quem foi essa ideia ou "lei", se é algum bug, o suporte Steam não diz nada, não há notícias ou anúncios, só sei que isso começou no dia 08/10 mas está sendo obrigatório a partir do dia 09/10.

De hoje em diante TODOS os jogos na Steam precisam receber uma classificação indicativa no Brasil, que é aplicada dentro do próprio backend Steam pelos próprios desenvolvedores ou editoras.

Todas as novas páginas adicionadas ao Steam ou lançamentos estão recebendo (ou pelo menos deveriam receber) um selo de classificação da "Coordenação de Classificação Indicativa". Caso contrário, ficam invisíveis para os clientes no Brasil.

Conversei com um desenvolvedor de uma página que estava sendo bloqueada no BR; ele não estava ciente dessa nova regra mas em alguns minutos ele conseguiu liberar a página do jogo em questão, após o mesmo ter a classificação indicativa aprovada. Mas não sei afirmar se isso é válido para todos os games nessa situação.

Resumindo, novas páginas de jogos que não receberem essa classificação indicativa por parte dos desenvolvedores ou editoras, de agora em diante estão sendo BLOQUEADAS no Brasil até receberem uma. Ou seja, ninguém no Brasil conseguirá visualizar, comprar, colocar na lista de desejos, procurar na loja, visualizar na lista de lançamentos, ver o nome do jogo, do dev ou editora. Nada através da Steam!

Imagens> https://imgur.com/a/6rdQ6Iq

Pelo que percebi isso não afeta jogos já lançados, somente novas páginas ou lançamentos a partir dessa data. Há relatos de alguns games já lançados que foram bloqueados, DLCs, e jogos em Early access. E não há absolutamente nenhuma explicação por parte da Steam sobre o porque disso.

Não existe nenhum problema do game receber uma classificação indicativa, mas precisam realmente bloquear a visualização da página por conta disso? Só está acontecendo no Brasil, isso é inadmissível!
Laatst bewerkt door DarkSpartan; 7 nov 2021 om 17:13
Origineel geplaatst door !eu:
A Valve acabou de dizer que classificação irá valer apenas para os jogos lançados a partir de agora (alguns dias atrás), como agora é obrigatório ter a classificação para poder lançar, o problema deve acabar. Os jogos mais antigos não devem ser afetados.

Acho que o melhor agora seria enviar um email paras as editoras que tiverem os jogos bloqueados se houver interesse de alguém.
< >
121-135 van 273 reacties weergegeven
Origineel geplaatst door DarkSpartan:
Origineel geplaatst door phython_rms:
putz... mas afinal, será que foi a Steam que inventou isso, ou foi palhaçada do governo?
Com certeza essa decisão veio do governo. A Steam não ia exigir isso do nada só para um único país.

Está escrito no formulário: https://blob-stcn.dgjoy.co/forum/201910/12/140910s8mggklk8lq6m8gq.jpg
Pelo menos aí está bem explicado. Não entendo porque os devs decidiriam ignorar algo tão simples.
Os devs não estão ignorando, a Valve que adicionou isso e não avisou ninguém. Isto é algo banal, em 5 minutos alguém da Valve poderia enviar um email para todos os devs e acabar com toda essa situação...
Enviei uma mensagem ao CCI e me responderam:

i. imgur. com/ wM0mRCC.png

Agradecemos o contato e informamos que a obrigatoriedade de exibição da classificação indicativa é responsabilidade da loja Steam. Assim, a empresa desenvolveu um sistema automatizado para realizar a classificação e exibir a faixa etária dos jogos que são distribuídos em sua plataforma.

Cabe então aos desenvolvedores responderem a um questionário desenvolvido pela loja para se adequarem à legislação brasileira, podendo assim distribuir seus produtos em nosso país. Somente realizamos o monitoramento com relação à classificação etária destes produtos.

Atualmente, regulamentada pela Portaria MJ nº 1.189 de 03 agosto de 2018, a Classificação Indicativa é informação aos pais acerca do conteúdo que pode não ser recomendado a determinadas faixas etárias e atinge a programas de TV (aberta e por assinatura), cinema, vídeo doméstico (DVD), jogos eletrônicos e aplicativos, jogos de RPG e vídeo por demanda (VOD).

Compete ao Departamento de Políticas de Justiça - DPJUS, por meio da Coordenação de Classificação Indicativa, analisar obras, levando-se em conta três temas distintos: “sexo”, “drogas” e “violência”, para ao final, e com atenção aos agravantes e atenuantes, indicar, com segurança, a idade não recomendada a cada obra, com o intuito de informar aos pais. A estes, por sua vez, cabe a decisão final sobre o que os seus filhos poderão ou não assisti-las.

A regulação da matéria da Classificação Indicativa, nos termos dos arts. 74 e seguintes do ECA, desde o advento da Constituição Federal, vem sendo regulada pelo Ministério da Justiça, por meio de Portarias, com base em sucessivos Decretos, como o de nº 6.061, de 15 de março de 2007. A mais recente Portaria do Ministério da Justiça nº 1.189 de 03 de agosto de 2018 define a natureza da Classificação Indicativa.

A Constituição Federal de 1988, ao mesmo tempo em que põe fim à censura – “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” (artigo 5º, IX) –, estabelece como competência da União “(...) exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão” (artigo 21, inciso XVI). E enfatiza: “compete à lei federal regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada; e “estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.” (artigo 220, § 3º). Desta maneira, não existe qualquer tipo de censura por parte da Coordenação de Classificação Indicativa nos produtos comercializados pela loja.

A previsão constitucional está regulamentada nos artigos 74 a 77 e 252 a 256 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990). O ECA evidencia a classificação indicativa como política sistêmica (com obrigações e penalidades), na qual os diferentes atores sociais – Estado, empresas, pais (e responsáveis) e sociedade – desempenham papéis complementares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Para obter uma resposta com relação à não disponibilização dos jogos ao público brasileiro peço que encaminhe seu questionamento diretamente para a loja, através do endereço: https://store.steampowered.com.

Agradecemos o contato.

Outra mensagem:

i . imgur. com/ L8GKD55.png

Infelizmente é uma pena que a Steam esteja removendo a página por completo. Novamente, sugiro que entre em contato com a empresa pedindo que ela libere o contato do desenvolvedor, para que possam cobrar uma ação por parte deste.

Nós da Classificação Indicativa não temos acesso às políticas da empresa e de como exibem os produtos.

A Steam está trabalhando para apresentar as informações sobre a faixa etária e se adequar à legislação brasileira, caso contrário existe a possibilidade da loja inteira sair do ar. Desta maneira, cabe ao desenvolvedor responder o questionário com as informações sobre os jogos, para que sejam vendidos na loja.

Assim, a loja está agindo de acordo com a lei mostrando as informações aos pais e responsáveis, a fim de resguardar o direito das crianças e adolescentes.

Com relação ao desbloqueio da página do produto, entendo seu ponto de vista, seria mais fácil para que os usuários pudessem solicitar o preenchimento do questionário aos desenvolvedores. No entanto, este desbloqueio deve ser solicitado diretamente à Valve.
Laatst bewerkt door DarkSpartan; 28 jan 2023 om 8:14
Ou seja, devolveram o problema para a Steam. E a Steam rebate pra gente.
"Infelizmente é uma pena que a Steam esteja removendo a página por completo. Novamente, sugiro que entre em contato com a empresa pedindo que ela libere o contato do desenvolvedor, para que possam cobrar uma ação por parte deste."

Traduzindo: nossa atitude bloqueou os jogos de vocês, e agora, vocês que se virem correndo atrás de cada desenvolvedor de jogos bloqueados que vocês nem sabem que foram lançados...
Aqui está a lista com os jogos bloqueados no Brasil que eu havia falado, esta lista está sendo criada por um bot e depois eu devo atualizar ela para ver se há mais jogos bloqueados e se algum já foi corrigido.

Ela foi postada também no fórum dos devs para ajudar.

Jogos bloqueados[scjogos.com]
Origineel geplaatst door unknown error:
Aqui está a lista com os jogos bloqueados no Brasil que eu havia falado, esta lista está sendo criada por um bot e depois eu devo atualizar ela para ver se há mais jogos bloqueados e se algum já foi corrigido.

Ficou show cara, melhor ainda que em um doc, assim da p/ saber direitinho quais já voltaram.
Valeu unknown!

Bem, o Football Manager não é problema de classificação, já faz tempo que é bloqueado no Brasil por causa de licenciamento.
Laatst bewerkt door DarkSpartan; 17 okt 2019 om 12:49

Esse site é seu? Se for, uma sugestão: Coloque os nomes dos jogos e talvez o banner da página da loja, e ao invés desse widget da loja, coloque simplesmente um bloco com o status do jogo (tipo bloqueado em vermelho e liberado em verde) com o link da loja embaixo. Esse site é extremamente pesado aqui e um saco pra navegar.
Blz, não sabia essa do Football Manager, alguns podem estar bloqueados por algum outro motivo mesmo.

Estou passando novamente pelos jogos para pegar o nome e adicionar lá, fica mais fácil para ver e depois atualizo a lista novamente.
Valve não percebe que isso só incentiva o povo a correr atras dos jogos de "outros modos". Tá tirando dinheiro dos desenvolvedores sendo que seria muito fácil resolver o problema com uma classificação +18 automática pra quem não responder o questionário.

Mano tá 10/10 isso ai.

A proposito traduzi no doc as mensagens que você postou, deu trabalho e eu cortei o blablabla que especifica as leis e fala da constituição porque acho que não seja tão relevante assim pros ♥♥♥♥♥♥♥, e também porque tem uns termos cabulosos de traduzir.

Agora é tentar contactar ♥♥♥♥♥♥♥ pra informar eles e tentar achar alguém que ajude a espalhar essa informação, mas é foda, parece que só quando o bagulho ta pegando fogo (literalmente) é que notam nossa existência. :csdmad:
So entrar em contato com a dev do jogo e manda atualizar a classificaçao indicativa problema resolvido
21 17 okt 2019 om 19:06 
Feliz halloween a todos
Origineel geplaatst door Trust:
So entrar em contato com a dev do jogo e manda atualizar a classificaçao indicativa problema resolvido
Pulou as mensagens anteriores?

Os jogos continuam sendo bloqueados, mesmo agora, o DarkSpartan segue atualizando a lista com novos jogos. o unknown error já identificou mais de 90, e a lista só continua aumentando. Teve até casos de jogo lançados há 2 anos bloqueado.

Só agora já deve ter uns 100 bloqueados, e tu acha que é simples entrar em contato com mais de 100 publishers, onde a lista só tende a aumentar e precisa ficar sendo monitorada constantemente.

Então, não é apenas entrar em contato com a publisher e deu...
Laatst bewerkt door phython_rms; 17 okt 2019 om 19:57
< >
121-135 van 273 reacties weergegeven
Per pagina: 1530 50

Geplaatst op: 11 okt 2019 om 5:18
Aantal berichten: 273